quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NOTA OFICIAL DO PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

NOTA

Salvador, 07 de outubro de 2013

Conselheiras e Conselheiros Municipais de Cultura,

Convidamos todos a darmos início a uma discussão sobre o procedimento de definição do representante titular e do suplente para ocupar as vagas do Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura no Conselho Estadual de Cultura da Bahia. O novo regimento interno do Conselho Estadual estabelece que estas vagas serão ocupadas a partir do ano de 2014. Logo, necessitamos definir estes nomes (um titular e um suplente) até o final do mês de novembro pra encaminharmos a publicação do decreto ainda este ano.

O objetivo é que o Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura tenha autonomia na definição dos seus representantes para o Conselho Estadual. Depois do Encontro do Fórum realizado em Feira de Santana, em conjunto com o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, entre os dias 27 a 29 de maio de 2013, o Conselho Estadual de Cultura iniciou um cadastro dos conselhos que estão ativos, procedimento que ainda está em andamento, e também iniciou uma rediscussão do papel dos conselhos de cultura, dando visibilidade a ações dos conselhos municipais no portal www.conselho.cultura.ba.gov.br e redes sociais, além de orientações aos municípios em relação ao funcionamento e instalação de seus conselhos.

Devido ao contingenciamento dos recurso da Cultura no Estado,não será possível a realização de um segundo encontro do Fórum dos Conselhos Municipais, ainda neste ano. Assim, estamos tentando articular a possibilidade de um encontro  com os conselheiros municipais de cultura que forem participar da Conferência Estadual de Cultura da Bahia, nos próximos dias 12 e 13 de outubro, em Camaçari.

Devemos avaliar a possibilidade de efetuarmos a eleição das vagas para o Conselho Estadual entre os representantes territoriais do Fórum, eleitos em Feira de Santana. Caso seja esse o encaminhamento, esta possibilidade facilita o processo de decisão, já que são em torno de 20 pessoas.

Então abrimos aqui esta discussão pra amadurecermos este processo e também organizarmos um encontro durante a Conferência Estadual.

Saudações a todos,

Márcio Caires
Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia

Normelita Oliveira
Presidente da Comissão dos Conselhos Municipais, Colegiados Setoriais, Fóruns e Coletivos de Cultura



Nenhum comentário:

Postar um comentário