quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ARQUITETOS E URBANISTAS DEBATEM POLÍTICA CULTURAL NA BAHIA, NESTE SÁBADO (14)

A diretora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Naia Alban Suarez, o diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, e Luiz Antônio Souza, professor de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), representando ainda o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), participam no próximo sábado, dia 14 (setembro, 2013), às 9h, da mesa de abertura da Conferência Setorial de Arquitetura e Urbanismo.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), no auditório Nilda Spencer do Conselho Estadual de Cultura (CEC), localizado no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330, no Anexo do Palácio da Aclamação – Forte de São Pedro, Campo Grande – Tel. 3117-6190), em Salvador.

Cerca de 100 pessoas já confirmaram presença, dentre arquitetos, urbanistas, professores, pesquisadores e estudantes dessas áreas, além de comunidades e entidades, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais.

“A setorial é uma das três etapas que antecedem a Conferência Estadual de Cultura; antes, tivemos as municipais entre 2 de junho e 4 de agosto, e as territoriais entre 6 de agosto e 9 de setembro”, diz o arquiteto e diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Segundo o gestor estadual, os resultados da conferência de Arquitetura e Urbanismo serão levados para a estadual – ainda sem data confirmada – e, depois, para a nacional, que ocorrerá em novembro em Brasília.

SISTEMA de CULTURA

O diretor do IPAC explica que o tema da estadual deste ano será ‘Política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura’. O sistema de cultura propõe formas de relação entre as esferas públicas da União, Estados, Municípios e a sociedade civil organizada para proporcionar mais diálogo e articulações que visem uma melhor gestão cultural. “Essa parceria é fundamental para se consolidar um sistema cultural, que inclui também os segmentos de Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo”, relata Mendonça.

As inscrições para a conferência setorial do IPAC/Secult-Ba no sábado (14) acontecem uma hora antes, no local do evento. Os participantes terão direito a certificado. Mais informações sobre as conferências estão no blog http://culturabahia.com. Outros dados sobre o IPAC/Secult nos sites http://www.ipac.ba.gov.br e http://www.cultura.com.br. Fique informado ainda através do Facebook Ipacba Patrimônio e Twitter @ipac_ba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário