quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CEU DAS ARTES OU PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA VAI TER ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA NESTA QUINTA-FEIRA


Alvo de várias pautas no Conselho Municipal de Cultura, dado ao atraso das obras e os problemas técnicos que foram identificados desde que o Município de Ilhéus foi contemplada com a Praça dos Esportes e da Cultura, em 2012, hoje CEU DAS ARTES, finalmente começará suas obras. É o que garante o prefeito Jabes Ribeiro ao assinar nesta quinta-feira, dia 03 de setembro, a ordem de serviço para início da construção.

Mês passado o representante regional do Ministério da Cultura na Bahia e em Sergipe, Carlos Henrique Chenaud esteve em Ilhéus para acompanhar o processo. E o engenheiro Hermano Fanning garantiu que a obra iniciaria o quanto antes, para felicidade de Manoel da Hora e demais moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória, onde será erguida o centro de cultura e esportes.


Modelo do Centro de Artes e Esportes Unificados que será construído na rua São Jorge, s/n, em frente ao colégio da Fundação Fé e Alegria.

Hermano Fanning (engenheiro da PMI) e Carlos Henrique Chenaud (MinC)

O QUE É O CEU DAS ARTES - Os CEUsCentros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o MinC vem realizando amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégia de mobilização social das comunidades locais. Esse material auxilia na ativação dos territórios, com visitas do MinC aos municípios para reuniões de validação dos mapeamentos juntamente aos gestores e comunidade.

Os projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que concebeu três modelos do equipamento, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².
Os centros contam com biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores (3.000 e 7.000 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada.
O Programa prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário